EXPM Curso de Extensão Universitária em Programação Mobile

O Curso de Extensão Universitária em Programação Mobile objetiva capacitar o aluno para o desenvolvimento de aplicações móveis multiplataforma. Este curso busca preparar profissionais para atuar no mercado mobile, oferecendo uma formação prática e atualizada, desde os fundamentos até o uso de recursos avançados.

O conteúdo do curso aprofunda os conhecimentos do estudante no Flutter, o framework criado pelo Google que é uma das principais tecnologias para o desenvolvimento de aplicativos móveis. O aprendizado da linguagem Dart oferece simplicidade, eficiência e poder de customização, permitindo ao aluno criar interfaces nativas para Android e iOS com alto desempenho.

Informações sobre o curso

Carga horária total: 80 horas

Público-alvo: Estudantes e Profissionais de Tecnologia, Engenharia e áreas afins.

Modalidade: 100% EAD, no formato de aulas assíncronas gravadas.

Objetivos Específicos:

  • Compreender os princípios e a sintaxe básica da linguagem Dart.
  • Explorar os principais widgets do Flutter e suas propriedades fundamentais.
  • Aprender a estruturar projetos móveis e iniciar o desenvolvimento com o Flutter SDK.
  • Compreender o ciclo de vida dos widgets e o conceito de árvore de componentes (widget tree).
  • Implementar navegação, gerenciamento de estado e integração com APIs externas.
  • Utilizar recursos avançados como animações, persistência de dados e personalização de interfaces.

MATERIAIS DIDÁTICOS

E-book, audiovisuais e outros recursos tecnológicos disponíveis remotamente.

BIBLIOTECA VIRTUAL

Ao longo do curso, o aluno terá acesso remoto aos livros disponíveis na biblioteca virtual da Faculdade.

AULAS

Integralmente a distância. Aulas gravadas acessíveis em qualquer horário.

VISÃO PRÁTICA

Além de conteúdos conceituais, o curso proporciona a realização de práticas remotas.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Exercícios de aplicação após cada aula e prova ao final do curso com critério de 70% de acerto.

PROFESSORES E TUTORES

Corpo docente multidisciplinar, composto por professores e especialistas em tecnologia da informação.

Ementa:
Introdução à linguagem Dart: variáveis, funções, classes e estruturas de controle. Instalação e configuração do ambiente Flutter. Conceitos de widgets: Stateless e Stateful. Principais widgets e suas propriedades. Organização de layout e hierarquia de componentes (widget tree). Navegação entre telas e gerenciamento de estado. Comunicação com APIs e consumo de dados. Recursos avançados: animações, temas, ícones e persistência de dados. Boas práticas e desenvolvimento de um projeto completo em Flutter.

Coordenadora de cursos de extensão: Profa. Esp. Taciana Eugênia Duarte

Coordenadora do curso: Profa. Dra. Angela Mazzeo

Investimento e Inscrições

PREÇO DO CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM PROGRAMAÇÃO MOBILE (MODALIDADE ASSÍNCRONA): R$ 450,00

Pagamento a vista, no PIX ou Boleto, ou em 2 pagamentos mensais de R$225,00, por boleto bancário. Este curso é destinado a portadores de diploma ou estudantes de cursos superiores.

Inscrições no botão abaixo: