A Faculdade Ibptech de Ciências Forenses e Tecnologia é um instituto de ensino superior que conquistou conceitos elevados nas avaliações realizadas pelo MEC. Dedica-se ao ensino e à pesquisa em Ciências Forenses, cenário que requer conhecimentos multidisciplinares em áreas tecnológicas e do direito.

EXFO FONÉTICA FORENSE E PERÍCIAS EM ÁUDIO E VÍDEO

Curso de Extensão Universitária (EAD)
AULAS GRAVADAS

O conteúdo programático do Curso de Extensão em Fonética Forense e Perícias em Áudio e Vídeo (EXFO) é ofertado na modalidade on-line assíncrona. Abrange questões usualmente debatidas em tribunais, nas áreas de fonética, fonoaudiologia e computação forenses.
Complementa os conhecimentos de juízes, promotores, advogados, autoridades policiais, peritos, auditores, fonoaudiólogos, engenheiros, cientistas da computação e profissionais de áreas afins. É apropriado, também, para estudantes dos últimos anos de cursos de graduação.
Foca a identificação e a preservação de evidências, a realização de exames e a produção de provas técnicas nos tribunais.
Participe deste curso para conhecer e aprofundar conceitos e práticas relacionados à fonética, à fonoaudiologia e à computação forenses, aplicando as habilidades adquiridas no exame de materiais digitais contendo voz, áudio e vídeo, competências cada vez mais demandas nos mundos jurídico e tecnológico modernos.

MATERIAIS DIDÁTICOS

E-books, audiovisuais e outros recursos tecnológicos disponíveis remotamente.

BIBLIOTECA VIRTUAL

Ao longo do curso, o aluno terá acesso remoto aos livros disponíveis na biblioteca virtual da Faculdade.

AULAS

Integralmente a distância. Aulas gravadas acessíveis em qualquer horário.

VISÃO PRÁTICA

Além de conteúdos conceituais, o curso apresenta os melhores métodos periciais e proporciona a realização de práticas remotas.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Exercícios de aplicação após cada aula e . Prova ao final do curso com critério de 70% de acerto.

PROFESSORES E TUTORES

Corpo docente multidisciplinar, composto por professores e peritos fonoaudiólogos, engenheiros e da tecnologia da informação.

Conteúdo Programático

Módulo 1 – Introdução
O que é a Fonoaudiologia Forense. Mercado de Trabalho e áreas de atuação. Aplicabilidade dos
exames. Áudio e vídeo como meio de prova. Tipos de exames periciais em áudio e vídeo.
Módulo 2 – Fonoaudiologia E Fonética Forense
Fonética e fonoaudiologia forense, identificação forense de falantes, transcrição e textualização.
Módulo 3 – Estudo do som da fala
Conceitos fundamentais da fonética e prosódia na linguagem, incluindo a produção vocal, a distinção entre vogais e consoantes, o uso do Alfabeto Fonético Internacional e a importância da entoação na comunicação oral.
Módulo 4 – Acústica e identificação de falantes
Fundamentos da análise acústica dos sons da fala, incluindo a natureza do som, características das ondas sonoras e parâmetros acústicos relevantes. Também examina a caracterização acústica das vogais e das consoantes, com atenção especial à sonoridade das consoantes obstruintes.
Módulo 5 – Fonemas
Analisa-se a identificação de fonemas em uma língua por meio de técnicas como pares mínimos, análogos e suspeitos, além de metodologias de análise fonêmica. No contexto do Português Brasileiro, examina-se a distribuição das vogais na sílaba, o inventário das vogais em relação ao acento e a distribuição dos fonemas na língua.
Módulo 6 – Metodologia de Coleta de Materiais para Exames Periciais em Áudio e Vídeo
Cadeia de custódia e código hash. Formatos de arquivos abertos e proprietários. Exemplos de
ferramentas para coleta de arquivos de áudio e vídeo. Como é feita a coleta de materiais de áudio e vídeo. Armazenamento e registro dos dados.
Módulo 7 – Exames Periciais em Arquivos de Áudio e Vídeo
Softwares utilizados para análises. Tratamento da qualidade do vídeo e do áudio. Análises de edição e manipulação em arquivos de áudio e vídeo. Descrição de conteúdo. Análise de identificação facial.
Módulo 8 – Documentos Técnico-Periciais
Atuação de assistentes técnicos e peritos judiciais. Quesitos Técnicos. Laudo Pericial. Parecer técnico. Manifestação técnica.
Módulo 9 Bônus – Convidados Especiais
Palestras gravadas com discussões sobre atuação no mercado.

Plano de Estudos

Aulas gravadas (videoaulas)
Orientação para atividades práticas
E-books
Fóruns
Exercícios de aplicação
Biblioteca virtual
Carga horária: 40 horas

Professores do Curso

Aline Pacheco

Doutora em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo, com período sanduíche em University of Toronto. Mestra em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo. Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo. Vivência profissional na área de Fonoaudiologia, atuando principalmente em Neurociências e Ciências Forenses. Docente e coordenadora do curso de Fonética Forense na Faculdade IBPTECH.

Taciana Duarte

Especialista em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Mackenzie, Tecnóloga em Bancos de Dados pelo Centro Universitário Paulistano e Técnica em Eletrônica pela Escola Técnica Professor Everardo Passos. Larga vivência em perícia técnica forense e coordenadora de cursos de extensão e docente na Faculdade IBPTECH.

Gustavo Batistuzzo

Graduado em Engenharia Elétrica com Ênfase em Telecomunicações pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Ampla experiència em perícias judicais envolvendo questões de alta tecnologia. Coordenador de tecnologia e multimeios educacionais da FACULDADE IBPTECH.

Jefferson Hengles

Doutor em Engenharia Elétrica Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, Automação e Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenador de graduação na FACULDADE IBPTECH.

Priscila Donaire

Mestre em Ciências da Reabilitação pela USP. Especialização em Análise Acústica Vocal Forense pela Faculdade Unyley. Graduação em Fonoaudiologia pela USP. Docente na FACULDADE IBPTECH.

Investimento e Inscrições

PREÇO DO CURSO EXFO FONÉTICA FORENSE E PERÍCIAS EM ÁUDIO E VÍDEO (MODALIDADE ASSÍNCRONA): R$ 350,00

Pagamento a vista, no PIX ou Boleto, ou em 2 pagamentos mensais de R$175,00, por boleto bancário. Este curso é destinado a portadores de diploma ou estudantes de cursos superiores.