EXIA Bases da Inteligência Artificial

Curso de extensão universitára EXIA Bases da Inteligência Artificial: De Turing ao Aprendizado de Máquina – Fundamentos, ofertado na modalidade on-line assíncrona pela Faculdade IBPTECH. Observar que este curso inicial se concentra nos fundamentos da inteligência artificial, as aplicações mais recentes, como a IA generativa, são objeto de outros cursos específicos subsequentes.

Objetivo

Desenvolver nos participantes do Curso de Extensão Universitária de Bases da Inteligência Artificial: De Turing ao Aprendizado de Máquina – Fundamentos, o conhecimento amplo e integrado sobre os princípios fundamentais da inteligência artificial, capacitando-os a compreender, analisar e aplicar conceitos éticos, métodos de resolução de problemas, raciocínio lógico, conhecimento e técnicas de aprendizado de máquina, incluindo computação evolucionária.

• Compreender os Fundamentos da Inteligência Artificial, explorando o conceito, evolução histórica, aplicações práticas e questões éticas da inteligência artificial.
  • Aprimorar as Habilidades em Resolução de Problemas. Aprender a definir e analisar problemas, aplicando métodos de busca cega, heurística e técnicas de busca competitiva em jogos.
  • Desenvolver Competências em Raciocínio Lógico e Conhecimento. Aprender a identificar agentes lógicos, compreender lógica, raciocínio baseado em lógica, aplicando técnicas de planejamento e representação do conhecimento.
  • Compreender princípios do aprendizado de máquina, métodos supervisionados e não supervisionados, e analisar algoritmos genéticos, métodos de seleção e operadores genéticos na computação evolucionária.

Ementa

O curso oferece uma abordagem abrangente em cinco módulos progressivos. No primeiro módulo, os participantes são introduzidos aos fundamentos da inteligência artificial, explorando conceitos essenciais como a definição da inteligência artificial, sua evolução histórica, aplicações práticas em diversos setores e questões éticas relacionadas ao seu desenvolvimento e uso. A segunda unidade concentra-se no desenvolvimento de habilidades práticas de resolução de problemas, abrangendo a definição e análise de problemas, métodos de busca por soluções, incluindo abordagens cegas, heurísticas e estratégias competitivas aplicadas a contextos de jogos. No terceiro módulo, os participantes aprofundam seu entendimento em raciocínio lógico e conhecimento, explorando agentes lógicos, conceitos de lógica, raciocínio baseado em lógica, técnicas de planejamento e a representação eficaz do conhecimento em sistemas de inteligência artificial. O quarto módulo adentra o universo do aprendizado de máquina, começando com uma introdução aos seus fundamentos e, em seguida, explorando técnicas específicas, como aprendizado supervisionado e não supervisionado. O último módulo concentra-se em computação evolucionária, abordando algoritmos genéticos, métodos de seleção e operadores genéticos, proporcionando aos participantes uma compreensão sólida dessas técnicas e sua aplicação em problemas complexos e dinâmicos.

• Módulo 1: Fundamentos de inteligência artificial
    • O que é inteligência artificial
    • História da inteligência artificial
    • Aplicações da inteligência artificial
    • Questões éticas referentes à inteligência artificial
  • Módulo 2: Resolução de problemas
    • Definição de problemas
    • Busca por soluções
    • Busca cega
    • Busca heurística
    • Busca competitiva: jogos
  • Módulo 3: Raciocínio lógico e conhecimento
    • Agentes lógicos
    • Lógica
    • Raciocínio baseado em lógica
    • Planejamento
    • Representação do conhecimento
  • Módulo 4: Aprendizado de máquina
    • Introdução ao aprendizado de máquina
    • Aprendizado supervisionado
    • Aprendizado não supervisionado
  • Módulo 5: Computação evolucionária
    • Algoritmos genéticos
    • Métodos de seleção
    • Operadores genéticos

Corpo Docente

A coordenação dos cursos de extensão cabe à Prof. Esp. Taciana E. Duarte e o coordenado do curso é o Prof. Dr. Jefferson Jesus Hengles Almeida.

O curso é baeado nas aulas ministradas pelo professor Razer Anthom Nizer Rojas Montaño, doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na área de Inteligência Computacional. Possui graduação e mestrado em informática UFPR. Atualmente é Professor do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de coordenador Acadêmico do Setor de Educação Profissional e Tecnológica na mesam universidade.

O professor tem experiência em análise, projeto e desenvolvimento de software (com ênfase na plataforma Java e aplicações corporativas), aprendizado de máquina (regressão, classificação, clusterização, regras de associação, linguagem R, avaliação de modelos), Ppanejamento em inteligência artificial (com ênfase em Lógica Matemática, SAT, Redes de Petri e Raciocínio sobre Ações).

Avaliação

O sistema de avaliação é composto de Exercícios Comentados, possibilitando a evolução do processo de aprendizado do aluno. E, após concluir todos os módulos, o discente fará uma prova de múltipla escolha como avaliação final.

Certificação

A certificação de conclusão do curso de extensão universitária EXIA Bases da Inteligência Artificial: De Turing ao Aprendizado de Máquina – Fundamentos da Faculdade IBPTECH com carga horária de 40 horas será concedida ao aluno aprovado com média 7,0 que seja estudante ou diplomado em curso superior.

O aluno deverá concluir o curso em 4 meses, no máximo.

Investimento e Inscrições

PREÇO DO CURSO EXIA BASES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DE TURING AO APRENDIZAGEM DE MÁQUINA, ofertado exclusivamente na modalide on-lin assíncrona é de R$ 350,00
Pagamento a vista, no PIX ou Boleto, ou em 2 pagamentos mensais de R$175,00, por boleto bancário.

Este curso é destinado a portadores de diploma de graduação ou alunos que frequentam cursos superiores.