Tecnologia e Direito na Sociedade da Informação

Visando promover a orientação sobre novas tecnologias e direito, conscientizar sobre crimes virtuais e incentivar o cuidado com a segurança de seus dados nas redes sociais, o projeto de extensão realizado pelos alunos Marcelo Camargo Sayago, Dinah Camargo Sayago, Adolfo Mark Penkuhn e Sandra Mara Silva Vilela levou uma palestra sobre segurança digital aos alunos e professores das turmas do 1º, 2º e 3º anos do Colégio Identidade no primeiro semestre de 2023.

A palestra realizada promoveu um debate entre os alunos palestrantes e seus espectadores, sobre as ameaças à segurança dos dados pessoais online e as formas de se proteger de tais perigos, promovendo a utilização responsável da internet.

Durante as apresentações, foram explorados assuntos como Identidade Online e Segurança na Internet, com um enfoque detalhado em phishing, acompanhado por exemplos reais e valiosas dicas práticas. O objetivo principal foi fornecer orientações essenciais sobre como utilizar a internet de maneira correta, além de alertar sobre os perigos dos golpes virtuais, visando a proteção dos alunos durante suas atividades online.

Palavras dos alunos sobre seu projeto:

Além disso, ao fornecer exemplos reais e dicas práticas sobre o uso correto da internet e cuidados para evitar cair em golpes, o projeto capacitou e cativou os alunos a protegerem suas informações pessoais, a reconhecerem possíveis tentativas de phishing, além de adotarem comportamentos mais seguros online. Dessa forma, a aplicação do projeto trouxe um impacto significativo para a sociedade, fortalecendo a segurança digital e promovendo uma cultura de utilização responsável da internet.

O projeto, coordenado por Thainan Dionísio Tangerina e Bruna Scheifer, professoras da Faculdade IBPTECH, contou com a participação de mais de 50 alunos do Colégio Identidade.