Rota Tech II: Proteção em Chamadas de Vídeo

Pensando na segurança de comunidades on-line, os alunos Davi de Oliveira Marcelino, Bianca Souza Reis de Lucas, Vinicíus Ryan Rodrigues Pereira e Luciano Almeida se uniram em um projeto de levar conhecimento sobre segurança em chamadas de vídeo aos administradores de grupos e comunidades no ambiente virtual.

A iniciativa surgiu da situação preocupante em que hackers invadem videoconferências e fazem o compartilhamento de conteúdo criminoso, o que causa vários transtornos. Uma das principais causas desse problema é a falta de conhecimento sobre segurança em videochamadas por parte dos organizadores dessas reuniões.

As videoconferências têm sido cada vez mais utilizadas nos últimos anos. É empregada tanto no ambiente corporativo, em reuniões de equipes, como em comunidades on-line que reúnem pessoas que compartilham interesses em comum, como por exemplo, o exercício da fé.

O trabalho dos alunos, realizado sob a coordenação das professoras Thainan Dionísio Tangerina e Bruna Scheifer, consistiu em levar orientações sobre segurança on-line durante a realização de videochamadas, diminuindo as chances de ataques serem realizados

Queremos ressaltar que a adoção de práticas de segurança não só protegem os usuários contra possíveis ameaças, mas também aumentam a confiança e a integridade nas interações digitais, promovendo um ambiente de comunicação seguro e confiável para todos.

Aluno da Faculdade IBPTECH durante a realização de seu projeto de extensão