O combate à desinformação na sociedade da informação

Promover o acesso à informação para combater a disseminação de Fake News é uma das maiores preocupações da sociedade hoje em dia, uma vez que os efeitos danosos de uma notícia falsa levada a sério são conhecidamente graves.

Por isso, o projeto de extensão realizado no primeiro semestre de 2023 por Lucas Gabriel da Silva, Priscilla Donaire Brasil Cabral, Vinicius de Machado Cabral e Priscila Kaylane dos Santos Costa, alunos do Curso de Graduação em Defesa Cibernética da Faculdade IBPTECH, foi a criação de um site com conteúdos voltados para a conscientização a respeito do problema das Fake News.

O site desenvolvido pelos alunos sob coordenação das professoras Thainan Dionísio Tangerina e Bruna Scheifer, tem o objetivo de promover a conscientização sobre os impactos negativos das notícias falsas e capacitar o público para identificar notícias falsas, quebrando o ciclo de disseminação e mitigando danos.

O site busca fornecer informações verificadas e precisas, educar o público sobre notícias falsas e promover a conscientização e a participação ativa na luta contra a desinformação.

As atividades dos alunos incluíram pesquisa e seleção de conteúdo relevante, design e desenvolvimento do site com fácil navegação e criação de conteúdo informativo. O monitoramento contínuo do desempenho do site e a atualização do conteúdo foram realizados para garantir a eficácia e relevância do projeto.

O projeto contou com a participação da comunidade e seus objetivos foram atingidos. Sobre o projeto, os alunos comentaram:

O objetivo final é capacitar os usuários a identificar e evitar notícias falsas, promovendo a disseminação de informações confiáveis e contribuindo para a construção de uma sociedade mais informada.