Impacto do Acesso Desigual à Tecnologia na Educação: Como superar a divisão digital e garantir educação de qualidade para todos

Com um olhar para um dos maiores problemas sociais no nosso país, a desigualdade, os alunos Lorrana Santos de Oliveira, Emily Santana Silva e Luiz Fernando Silva Marques apresentaram um projeto de extensão pensando em apresentar soluções para o problema da diferença no acesso à tecnologia e ao ensino de qualidade entre as diferentes camadas da sociedade. O trabalho foi realizado tendo as professoras Thainan Dionísio Tangerina e Bruna Scheifer como coordenadoras.

Enquanto aguarda por uma solução definitiva, o problema da diferença de oportunidades no acesso à educação aumenta cada vez mais o abismo entre as classes sociais e afeta as chances de desenvolvimento e elevação de qualidade de vida dos menos favorecidos, impedindo o progresso da sociedade brasileira como um todo, que, ao mesmo tempo, sofre com o desemprego e a ausência de profissionais qualificados em determinadas áreas.

A falta de acesso à internet entre os menos privilegiados da comunidade tem sido um obstáculo significativo, especialmente durante a pandemia, ao limitar o acesso a materiais educacionais e conhecimento. Isso evidencia de forma clara a desigualdade existente, deixando essas pessoas desamparadas e privadas do acesso a conteúdos essenciais para seu desenvolvimento e aprendizado.

Palavras de um dos alunos do grupo sobre o problema que seu projeto visa solucionar.

As ações do grupo envolvido no projeto foram levar o debate sobre o assunto a público, promovendo a conscientização sobre essa realidade e apontando atitudes e melhorias sociais que podem ajudar a resolver o problema.