A influência e reflexos da tecnologia na cultura e na sociedade no período de pandemia e pós-pandemia

No primeiro semestre de 2023, um grupo de estudantes da faculdade IBPTECH composto pelos alunos André Henrique Marques do Nascimento, Fellipe Gabriel Santos Bond, Gyovanna Ribeiro de Souza e Flavio de Oliveira Espindola, coordenados pelas professoras Thainan Dionísio Tangerina e Bruna Scheifer, realizaram um projeto de extensão sobre o reflexo da tecnologia na nossa cultura e sociedade durante e depois do período de pandemia ocorrido nos anos de 2020 e 2021.

O objetivo dos alunos era promover a conscientização dos participantes acerca da influência da tecnologia no dia a dia para facilitação do uso de aplicativos e sites que hoje em dia se tornaram parte da nossa rotina, como apps de bancos, transporte, alimentação, compras, entre outros. Outros objetivos também foram alertar essas pessoas sobre a importância de usar estas tecnologias com responsabilidade e tomar as medidas de proteção necessárias para se proteger de golpes on-line.

A apresentação levada à comunidade por esses alunos abordou as melhores práticas e métodos para manter a segurança on-line, uma vez que os crimes e fraudes praticados no ambiente virtual aumentaram junto com a presença dessas tecnologias no dia a dia das pessoas. Esse crescimento foi impulsionado pelo período de isolamento social vivido durante a pandemia.

Sobre o projeto, os alunos envolvidos disseram:

Ressaltamos aos participantes os pontos positivos e negativos da cultura digital, englobando o uso da tecnologia e internet, inclusive da necessidade de seu uso no dia a dia, frisando sempre as melhores práticas de procedimentos de segurança, e cautelas necessárias para uso consciente da tecnologia e internet de maneira segura e tranquila.

O numero de participantes da comunidade superou a quantidade esperada e os objetivos foram totalmente atingidos.