Eco Eletrônicos: Promovendo a Educação Ambiental e o Descarte Responsável

Gabriella Castellari, Gilcelio Fernandes de Araujo, Elaine Ramos Corrêa e Gabrielle Lopes Querino, alunos do Curso de Graduação em Defesa Cibernética, realizaram no primeiro semestre de 2023 um trabalho de conscientização sobre educação ambiental e o descarte ecológico de aparelhos eletrônicos com alunos do ensino médio, contribuindo para que tenhamos maior segurança ambiental no futuro.

A discussão levada ao colégio captou a atenção dos 24 alunos da turma, com assuntos voltados para a promoção da orientação sobre o descarte do lixo eletrônico, conscientização sobre os danos causados em nosso solo e o incentivo aos alunos a descartar corretamente, não apenas lixo eletrônico, como qualquer tipo de lixo.

Através de atividades práticas e lúdicas, o projeto busca engajar os adolescentes em ações que promovam a preservação do meio ambiente e a construção de um futuro sustentável. Com essas iniciativas, o projeto espera contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na preservação do meio ambiente, incentivando a reciclagem e o descarte responsável de eletrônicos e promovendo a educação ambiental em sala de aula.

Depois do debate em sala de aula, os adolescentes receberam um pequeno questionário, contendo três perguntas que levavam à reflexão e discussão sobre os assuntos abordados. O projeto, realizado pelos alunos sob orientação das professoras Thainan Dionísio Tangerina e Bruna Scheifer, contou com a participação ativa dos alunos do colégio, e teve seus objetivos de conscientização plenamente atingidos.