Conscientização de utilização de duplo fator de autenticidade

O Projeto realizado no primeiro semestre de 2024 pelos alunos Paulo Henrique de Assis Sena, Alan Henrique da Silva Papa, Bruno Di Pietro Reis e Luciano Mendes Almeida, e coordenado pelas professoras professoras Thainan Dionísio Tangerina e Bruna Scheifer, colocou em foco o problema do risco a que muitas pessoas estão expostas on-line: o da invasão de suas contas por um hacker.

Qualquer pessoa que tenha uma conta on-line, seja de redes sociais, e-mail ou até internet banking, está exposta a esse perigo. O que muitas pessoas não sabem, é que existe uma maneira de se proteger contra esse tipo de ataque: a autenticação de dois fatores, que muitos apps e sites oferecem.

Junto com o aumento do número de pessoas conectadas, cresceram também a exposição e as chances dos cibercriminosos de realizarem ataques e causarem prejuízos aos usuários.

O objetivo do projeto dos alunos citados foi promover a conscientização do público a respeito da autenticação em dois fatores, levando conhecimento sobre como ela funciona e como pode ser utilizada por qualquer pessoa.

Sobre seu projeto, o grupo de estudantes do Curso de Graduação em Defesa Cibernética disse:

A nossa campanha visa conscientizar a todos que estão expostos a internet, seja com rede social ou contas particulares que necessitam de segurança, queremos notificar sobre a importância do fator duplo. Não nos concentramos apenas em uma determinada região, buscamos incentivar o mundo inteiro