INSCRIÇÕES ABERTAS 2025 PRIMEIRO SEMESTRE

Curso Superior de Tecnologia em Defesa Cibernética

São Paulo – SP

Projetar Redes

Projetar Redes

Interpretar diagramas e especificações técnicas e projetar redes de comunicações de dados

Operar Redes

Operar Redes

Operar ferramentas para monitoramento, análise e detecção de problemas em redes

Gerir Riscos

Gerir Riscos

Avaliar riscos e ameaças em sistemas

Sistemas de Proteção

Sistemas de Proteção

Planejar, especificar e desenvolver sistemas de proteção de equipamentos de tecnologia da informação

Contenção e Investigação de Ataques

Conter e Investigar Ataques

Monitorar, conter e investigar ataques cibernéticos

Prevenir e Analisar Invasão em Redes

Invasões em Redes

Prevenir e analisar invasões em redes
Estabelecer procedimentos contra invasão

Guerra Eletrônica

Guerra Eletrônica

Estabelecer políticas e procedimentos diante de situações de guerra eletrônica

Liderar

Liderar e empreender

Coordenar equipes de trabalho na área de defesa cibernética
Empreender em serviços na área

Perícias Judiciais

Perícias Judiciais

Conduzir vistorias e diligências, realizar exames periciais, avaliar e emitir laudos ou pareceres técnicos

Produção da Provas

Produzir Provas

Cumprir tecnicamente ordem judicial em buscas, apreensões, acessos telemáticos, quebra de proteções digitais, coleta de vestígios e preservação de evidências cibernéticas segundo métodos periciais forenses

Conformidade

Conformidade

Analisar organizações, estruturas, processos, sistemas, produtos e recursos quanto aos aspectos de conformidade digital, custódia dos registros eletrônicos, segurança da informação e riscos cibernéticos

Políticas e Melhores Práticas

Melhores Práticas

Realizar diagnósticos, identificando requisitos e estabelecendo recomendações quanto a políticas, melhores práticas e linhas de defesa, implementando-as quando requerido

Engenharia Reversa

Engenharia Reversa

Projetar e operar laboratórios para análise de agentes maliciosos e engenharia reversa

CERT/CSIRT

Cert/Csirt

Projetar e operar Centros de Resposta a Incidentes CERT/CSIRT

Defesa Cibernética

Centros de Defesa

Projetar e operar Centros de Defesa Cibernética

Relações Étnico-raciais

Relações Étnico-raciais

Perceber o mundo, o outro e a si mesmo

Novas Tecnologias

Novas Tecnologias

Compreender e utilizar as novas tecnologias em aplicações de defesa cibernética

Reconhecimento

Reconhecimento

Atender a requisitos internacionais de conhecimentos para o profissional de defesa cibernética

Graduação

  • Tecnólogo em Defesa Cibernética

  • Corpo docente composto por doutores, mestres e especialistas
  • Professores com vivência profissional em tecnologia e educação
  • Base teórica e métodos hands-on
  • Interdisciplinar

Coordenadores do Curso

Prof. Dr. Giuliano Giova

Doutor e Mestre em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo.

Diretor do IBP Instituto Brasileiro de Peritos. Diretor Geral e coordenador de cursos na IBPTECH Faculdade de Ciências Forenses e Tecnologia.

Coordenador e autor de obras e artigos científicos sobre perícia forense e segurança da informação.

Desde 2001, é palestrante em diversas organizações e professor convidado em cursos de pós-graduação de destacadas instituições de ensino superior sobre temas relacionados a Prova e Perícia Eletrônica. Currículo Lattes.

Prof. Dr. Jefferson Jesus Hengles Almeida

Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, Automação e Telecomunicações, Mestre em Engenharia Elétrica e Computação e Doutor em Engenharia Elétrica, todos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Gerente de Projetos no IBP Instituto Brasileiro de Peritos, coordenando perícias em Engenharia, Tecnologia da Informação e Audiovisuais. Pesquisador na implementação de novas tecnologias no desenvolvimento de padrão de TV digital 8K. Recebeu diversas premiações, tendo obtido a maior média histórica nos 95 anos do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie até 2014. Ministra aulas na Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e é Coordenador Adjunto e Professor do Curso de Defesa Cibernética da IBPTECH Faculdade de Ciências Forenses e Tecnologia. Currículo Lattes.

Conheça o Corpo Docente da Graduação

Conheça a Matriz Curricular

O Curso Superior de Tecnologia em Defesa Cibernética foi desenvolvido segundo as diretrizes da edição de 2016 (3a edição) do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Recentemente, o Ministério da Educação publicou a 4a Edição desse documento. As regras de transição foram definidas pela Portaria SERES/MEC No 375, de 30 de julho de 2024.

Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia 3a Edição (2016)
Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia 4a Edição (2024)

Investimento

O valor nominal do curso é de R$5.880,00 por semestre, pago em 6 parcelas de até R$980,00, havendo um total de 5 semestres. Consulte bolsas e descontos disponíveis.

O valor efetivo pago pelo aluno da graduação na Faculdade IBPTECH depende da quantidade de créditos em que ele se matricular em cada série (semestre) do curso.

O valor acima indicado corresponde a 27 créditos, sendo essa a maior quantidade regular de créditos em um semestre. Outros semestres possuem quantidade inferior de créditos, podendo chegar a 17 créditos, com redução proporcional no valor da mensalidade.

Para saber como funcionam os créditos por disciplinas, consulte o edital correspondente. Os valores são reajustados conforme legislação.

O Programa de Incentivo à Educação da Faculdade IBPTECH apoia os estudantes com a concessão de bolsas e descontos. Consulte o programa neste link.

Atenção: necessário dispor de computador desktop com Windows e conexão à Internet de boa qualidade

Processo seletivo

A graduação tecnológica na Faculdade IBPTECH é um programa acadêmico de nível superior que oferece formação específica para atender às necessidades do mercado de trabalho.

Projetado para fornecer habilidades e conhecimentos práticos, visa a preparação para atuar em áreas específicas, como Defesa Cibernética, dentro da área maior de Segurança da Informação.

Os alunos de primeira graduação encontram oportunidades de trabalho em empresas dos mais variados setores da economia ou a possibilidade de empreender criando as suas próprias empresas.

Enquanto segunda graduação para profissionais já formados em outras áreas do conhecimento, o curso de graduação tecnológica agrega competências tecnológicas às suas áreas originais de atuação e, adicionalmente, abre a possibilidade de adotar uma nova carreira.

Saiba mais sobre o Processo Seletivo do Curso de Defesa Cibernética.

Imagens e vídeos © Syda_Productions/Depositphotos.com © iStock.com/agsandrew, © iStock.com/CentralITAlliance, © iStock.com/Hunter Newsham, © iStock.com/NatalyaBurova, © iStock.com/Lenur Aliev, © Gorodenkoff/Depositphotos.com © Rawpixel/Depositphotos Licenciado para IBP, © Canva.com (Licenciado para IBP) e outros.